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Dia dos Namorados: período é promissor para o e-commerce, mas exige atenção com pagamentos e fraudes

Data costuma aquecer vendas, mas demanda uso de estratégias e ferramentas de segurança

Publicado por: Mariana Roncari, em 5 de junho de 2021.

Dados do 43º relatório Webshoppers - Ebit Nielsen apontam as razões para o ano de 2020 ter se tornado um marco histórico para o e-commerce: houve um crescimento de 41% no faturamento e a entrada de 17,9 milhões novos consumidores no comércio eletrônico, em comparação ao ano de 2019.

Neste cenário destacam-se datas comerciais importantes, tais como o Dia dos Namorados, a maior em faturamento no ano de 2020 (R$ 4,1 bi)*, superando eventos como Black Friday (R$ 4,0 bi), Dia das Mães e Natal (ambas com R$3,7 bi).

De acordo com o relatório Dia dos Namorados 2021 - All IN, Social Miner e Opinion Box, no ano passado - no auge do impacto econômico gerado pela pandemia, foi registrada uma intenção de compra por 47% dos consumidores. Para 2021, 53% afirmam que vão presentear alguém na data, além de 15% ainda indecisos. Destes, 44% planejam procurar opções em canais digitais.

Se por um lado os números animam, é preciso considerar outros dois contextos: o primeiro deles diz respeito ao fato de que simplesmente "estar na internet" não é mais um diferencial para atender uma demanda de quase 80 milhões de e-consumidores, a cada dia mais exigentes. É preciso proporcionar segurança, experiência e flexibilidade nas formas de pagamento.

Já o segundo - e mais sensível deles - revela que, historicamente, a proporção de fraudes virtuais aumenta na mesma proporção em que crescem os pedidos no e-commerce. Essa realidade demanda atenção redobrada nas análises antifraude e outros mecanismos da segurança do lojista.

Em termos simples, afinal, o que se pode fazer para garantir bons resultados na data, aumentando vendas e garantindo segurança e saúde da empresa? Pensando nesse complexo universo, Natália Tukoff, diretora comercial e marketing da Yapay - plataforma de pagamentos e unidade de e-commerce da Locaweb - preparou algumas dicas importantes para os lojistas:

MÉTODOS DE PAGAMENTO

É importante que empreendedores tenham estratégia ao escolher os métodos de pagamento que disponibilizam ao cliente. "Quanto mais opções disponíveis, maiores as oportunidades de gerar adesão, proporcionar uma boa experiência e fidelizar o consumidor", explica Tukoff.

Confira algumas formas preferidas pelo consumidor e outras que conquistam espaço atualmente:

PROTEÇÃO ANTIFRAUDE

Considera-se que a proteção mais efetiva contra fraudes seja a prevenção. Por isso, ao escolher uma plataforma para intermediar pagamentos é importante que o empresário não deixe de agregar uma ferramenta antifraude ao e-commerce, o que reduz gastos desnecessários com logística e coíbe cancelamentos arbitrários.

"Além de oferecer variedade em métodos, é muito importante manter o ambiente de pagamentos virtuais seguro contra fraudes. Hoje o mercado já oferece meios completos, como a Yapay, por exemplo. Essas plataformas administram o recebimento de pagamentos para o lojista, além de realizar o processo de análise antifraude nas transações, contribuindo positivamente para a previsibilidade do caixa e saúde financeira da empresa", finaliza Tukoff.

Sobre a Yapay

A Yapay é uma plataforma de pagamentos e unidade de e-commerce da Locaweb - com mais de 10 anos de atuação no segmento de pagamentos, com produtos e funcionalidades que proporcionam performance, conversão e escalabilidade aos projetos de seus clientes. As principais soluções oferecidas pela Yapay são voltadas para o mercado de e-commerces, startups e autônomos. Para mais informações podem ser obtidas em www.yapay.com.br.

(*) Dados do 43º relatório Webshoppers - Ebit Nielsen

(**) Dados do relatório Dia dos Namorados 2021 - All IN, Social Miner e Opinion Box

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