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Chargeback: Como garantir a segurança do seu e-commerce?

Natalia Tukoff, Melissa Visgueira e Marco Galvão discutem impactos da contestação de compras para as lojas virtuais em podcast da E-commerce Brasil

Publicado por: Mariana Roncari, em 24 de setembro de 2021.

Com a aproximação da Black Friday - uma das datas mais importantes para o comércio online - o portal E-commerce Brasil convidou o time de negócios da Yapay para falar em seu podcast Entre Amigos, que traz discussões de alto nível, com projeções de mercado, cases de sucesso e outras informações relevantes para o universo do varejo digital.

O episódio, que foi ao ar no dia 13 de setembro, reuniu a diretora comercial e marketing, Natália Tukoff, a gerente comercial e parcerias, Melissa Visgueira, e o analista de marketing institucional, Marco Galvão, numa discussão sobre chargeback, um tema de grande importância ao falarmos de compras pagas por cartão de crédito, método preferido para a finalização de transações online.

Os participantes exploraram em detalhes esse complexo mecanismo de contestação de compra, repleto de particularidades e com potencial para desencadear grande impacto na saúde financeira dos negócios online.

Mediado pelo analista Marco Galvão, as entrevistadas Natalia e Melissa explicaram as três origens mais comuns do chargebacks: desacordo comercial, não reconhecimento do nome da loja na fatura do cartão e má-fé.

Os especialistas destrincharam ainda o envolvimento da prática com as fraudes, sejam elas originadas por terceiros ou pelo próprio portador do cartão de crédito, destacando o Brasil no cenário global dessa prática. "Mais de 90% dos casos de chargeback tem origem em tentativas de fraude. E o Brasil é o segundo país do mundo com maior incidência delas. O comércio eletrônico perdeu em média 3.5 bilhões em 2020 por conta de compras aprovadas, que, na verdade, eram fraudulentas", pontuou Melissa.

Além de destacar particularidades de comportamentos fraudulentos, para concluir, a diretora e a gerente ressaltaram ainda o papel de plataformas de pagamento na segurança do e-commerce, especialmente as que trazem soluções completas de sistema antifraude e cobertura de chargeback, tais como a Yapay:

"O antifraude tem formas diferentes de atuação que se complementam: a análise automática e a manual. Quando falamos de sistema antifraude, ele se retroalimenta, aprende conforme o perfil do lojista, do segmento, do cliente. (…) é possível, inclusive, fazer modelagens por segmento, por região, por ticket médio. Mas para que se complemente, é importante ter análise manual. São analistas de risco que fazem análise daquelas transações que o antifraude aponta como ilegítimas. Elas passam então por uma segunda análise, que olha a transação em detalhes e entra em contato por telefone para validar se foi mesmo o titular do cartão que realizou aquela compra. Uma ação complementa a outra", pontou Melissa.

"É fundamental ainda que o lojista se proteja escolhendo uma plataforma que tenha cobertura de chargeback, como a Yapay, com a qual consegue vender tranquilamente sem se preocupar com perdas. Principalmente para o lojista que está começando suas operações online, eu diria que ela é fundamental para vender com tranquilidade, evitar perdas, além de ter agilidade e praticidade nas operações do seu dia a dia", concluiu Natalia.

Para conferir o bate-papo na íntegra, acesse o conteúdo disponível no Spotify:

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