Gateway - Dúvidas Gerais

O que é um gateway de pagamento?

Gateway de Pagamentos é um sistema necessário na integração entre a loja virtual e as instituições financeiras. Com este sistema é possível utilizar-se de diversas formas de pagamentos com diferentes instituições por um único módulo, facilitando o trabalho do vendedor e do comprador.

Qual a diferença entre um gateway de pagamentos e um intermediário financeiro (facilitador)?

O gateway de pagamentos e os intermediários financeiros disponibilizam meios de pagamento para os sistemas online, porém com algumas diferenças. Gateway de pagamentos – este tipo de sistema realiza a intermediação tecnológica entre o sistema online e as instituições financeiras. Neste modelo de negócio estamos tratando da comunicação entre os ambientes. O estabelecimento terá suas respectivas filiações com as bandeiras de cartão de crédito, bem como as contas em seus respectivos bancos onde deseja ter débito online ou emissão de boletos bancários. Deste modo o próprio estabelecimento pode negociar prazos e taxas diretamente com os bancos e operadoras de cartão. Todos os pagamentos irão acontecer diretamente na conta do estabelecimento, sem passar por qualquer outra via. Intermediários financeiros – este modelo realiza a intermediação financeira para o estabelecimento. São disponibilizadas formas de pagamento para o site que utilizam as filiações e contas da empresa intermediária, não sendo necessário o estabelecimento de vendas requerer filiações próprias ou contas bancárias. O dinheiro do comprador é recebido pelo intermediário e repassado ao estabelecimento em alguns dias com cobrança percentual pré-estabelecida sobre o valor da transação.

Como posso integrar meu sistema a Yapay?

Os meios de integração acontecem com protocolos de comunicação via Post ou Webservices, dependendo do modelo determinado pelo cliente e sua respectiva filiação. A Yapay fornece manuais de integração, além de alguns exemplos para sistemas de lojas.

Qualquer sistema pode ser integrado a Yapay?

Sim. Qualquer sistema que possa ter comunicação via Post ou Webservice pode ser integrado a Yapay. Neste caso podemos integrar lojas virtuais com diferentes linguagens, ERP´s, sistemas internos, sistemas de cobranças, celulares, entre diversos outros. Se tiver alguma dúvida entre em contato com nossa área de suporte.

Quanto tempo em média é preciso para realizar uma integração com a Yapay?

Para integração via POST pode-se integrar uma loja virtual com a Yapay em 1 dia. Para integrações via WebServices o tempo pode ser um pouco maior, pois o processo é um pouco mais trabalhado, porém estamos falando em alguns dias, dependendo do conhecimento do desenvolvedor.

É necessário aquisição de certificado digital para uso da Yapay?

A Yapay possui todos os certificados necessários para a transação segura das informações, porém algumas operadoras de cartão e banco podem exigir que o certificado esteja também dentro do site do vendedor.

Quais informações a Yapay fornece após a finalização da compra?

Quando a compra é executada, o sistema do cliente recebe informações como resumo do pedido, tais como número de autorização, data da transação, forma de pagamento, status do pagamento, entre outros. Todas estas informações estão presentes também no ambiente administrativo, inclusive com os logs de cada etapa do processo da transação.

Como faço para acessar as transações realizadas pela Yapay?

A Yapay possui um ambiente administrativo intuitivo e de fácil utilização, utilizando-se de recursos de ponta. Através deste ambiente administrativo é possível gerenciar, consultar, alterar status, entre outros. Conheça mais em Painel_Administrativo.

As informações de minhas transações podem ser vistas por mais alguém?

Não. Cada cliente tem seu único acesso, não tendo qualquer relação ou ligação a outros clientes. Todas as informações de sua conta na Yapay são garantidas de uso e consulta exclusiva de seu usuário. Existem apenas os casos de recurso de multi-lojas, onde é possível criar diversas contas na hierarquia de uma conta master. Cada conta criada abaixo só tem acesso as suas próprias informações, porém a conta master tem acesso as informações das contas secundárias. No caso de clientes exclusivos, sem uso de sistema multi-lojas ninguém mais tem acesso.

A Yapay é seguro?

Sim. A Yapay atende a todos os requisitos de segurança exigidos por padrões internacionais, assim como o PCI.

Preciso instalar algum programa em meu computador?

Não. Todo o sistema se comunica através da internet com URL segura, através do próprio navegador.

Qual a diferença entre os módulos de pagamentos online e recorrência?

O módulo de pagamentos online são aqueles utilizados para a compra pontual e que necessita de pronta resposta, sendo aplicada a modelos de compras em sites de vendas. Já o módulo de recorrência aplica cobranças de maneira offline e que precisam ser aplicadas em períodos freqüentes e que sejam pré-determinados. São utilizados normalmente em modelos de cobrança de mensalidades, assinaturas, entre outros. As características de período, novas tentativas de cobrança, avisos, entre outros são determinados pelo cliente e dependem do modelo de negócio.

O que é chargeback?

Quando é garantido o valor de volta ao Ecommerce quando uma venda é aprovada normalmente, porém depois de um certo tempo o consumidor cancela junto ao seu cartão. A Yapay não garante chargeback.

É possível conflitar o CPF/CNPJ do titular do cartão com os dados de cobrança?

Não, a Yapay não realiza análise dos dados do consumidor.

Quais as formas de pagamentos disponíveis no Gateway Yapay?



Cielo:

Visa Mastercard Diners Discover Elo American
Express
JCB Aura Visa
Electron
Maestro

e-Rede:

Visa Mastercard Diners Hipercard Hiper JCB Visa
Electron
Maestro

GetNet:

Visa Mastercard

Stone:

Visa Mastercard

Bin:

Visa Mastercard Cabal

Boletos Offlines e registrados:

Itaú Bradesco Banco do
Brasil
Caixa Econômica
Federal
Santander

Boleto Online:

Itaú
Shopline
Bradesco
Shop Fácil
BBOnline

Transferência Online:

Itaú Shopline Bradesco
Shop Fácil
BBOnline

Ainda com dúvidas?

Entre em contato conosco Abrir chamado